sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Por que é supostamente mais difícil aprender inglês na fase adulta?

É freqüente alunos que julgam estar em um nível intermediário de conhecimentos de um idioma, por meio de uma auto-avaliação. Eles relatam já ter começado inúmeros cursos de idiomas em diferentes escolas e, por diversas razões, abandonaram os estudos.

Ouvimos também com certa freqüência a promessa: "Desta vez será a última. Vou recomeçar e seguir até o fim!"O que será que acontece para esta realidade ser tão constante? Qual será a verdadeira razão para que esta situação se repita tão freqüentemente? Por que na fase adulta é mais difícil começar a estudar um idioma e conseguir cumprir todas as etapas para atingir um resultado satisfatório?O que ocorre é que, na fase adulta, são várias as atribuições imperativas no cotidiano que dificultam todo o processo de aprendizagem.

E este é um processo que se cumpre por etapas. O caminho para uma aprendizagem mais eficaz se dá por meio do conhecimento:De si mesmo e da sua capacidade de aprender - Você pode ser excelente na área de exatas, mas apresentar dificuldade para aprender inglês ou, ainda, gostar de línguas latinas, mas não conseguir entender com facilidade a estrutura do idioma inglês.Da análise do processo que você utilizou no passado para aprender com sucesso - Você pode ter uma habilidade mais desenvolvida para memorização auditiva, ou seja, entender com facilidade e gravar as informações passadas oral ou visualmente, mas precisar escrever para fixar as estruturas da língua.

Do seu real interesse e necessidade pelo assunto que quer aprender - Sua necessidade de aprender inglês é profissional ou pessoal? Qual é o seu real grau de interesse em aprender? Em quanto tempo você precisa aprender?Após realizar esta análise, minha orientação é que você estabeleça uma meta. Depois, trace um plano com prazo determinado sem perder o foco, incorporando o aprendizado de um novo idioma em sua vida como algo natural.Diferente da criança, o adulto possui muitas tarefas a serem cumpridas no dia-a-dia e tem mais dificuldade de encontrar espaço na agenda para "encaixar" o estudo do inglês ou de outro idioma. Mas é fundamental que após a sua decisão você se conscientize de que para atingir um resultado positivo é absolutamente necessário ter DEDICAÇÃO! Talvez seja necessário abdicar de outros compromissos, temporariamente, até que o objetivo seja alcançado.

Saiba que, quanto maior for o seu contato com o idioma e a sua exposição, maior será seu benefício em relação ao aprendizado.Aconselho também que para cada hora de aula presencial você organize uma hora de estudo pessoal. Se você tem duas horas e meia semanais de aulas, agende outras duas horas de estudos para rever e fixar as estruturas aprendidas, realizando exercícios estruturais e gramaticais, desenvolvendo a redação, aprimorando a compreensão oral, realizando exercícios de "listening" etc.Leve sempre em consideração que para aprender bem um idioma se faz absolutamente necessário desenvolver as quatro habilidades: expressão e compreensão oral e expressão e compreensão escrita.

Procure sempre se automotivar, testando e colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Além da sala de aula, isso pode ser feito com letras de música de seu interesse, de filmes no cinema ou na televisão, de telejornal ou de leitura de textos, livros e jornais.A recompensa é gratificante! Além de você aumentar seu potencial de empregabilidade, estará adquirindo conhecimentos preciosos e permanentes, que permitirão a você interagir com outras culturas em contatos pessoais, reuniões profissionais e até mesmo em situações de entretenimento, afinal, assistir a um filme sem ler as legendas ou poder ler um livro em seu idioma original é gratificante.

Então, mãos à obra e bom aprendizado!


source: Jornal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário: